quarta-feira, 27 de junho de 2007

Mérito e cotas: dois lados da mesma moeda


André Marenco, cientista político UFRGS *


Os argumentos de críticos e defensores de políticas afirmativas convergem em um ponto: para ambos, haveria uma oposição entre a instituição da meritocracia como regra para recrutamento acadêmico e a implantação de mecanismos compensatórios, sociais ou raciais. Adversários das cotas, retomando uma espécie de retórica da ameaça (Hirschman, 1992) afirmam que sua adoção eliminaria o mérito e o conhecimento prévio, premiando os menos capazes, com efeitos agregados sob a forma de mediocrização universitária. Defensores das cotas subestimam o significado racionalizador de instituições meritocráticas, resumindo a discussão com o argumento de que fins socialmente justos justificam a adoção dos meios necessários para atingi-los.
O equívoco de ambos consiste em não perceber a coerência existente entre meritocracia e a adoção de uma regra de cotas como procedimento para a ocupação de vagas universitárias. Em suas origens, meritocracia surge como alternativa ao status herdado pelo nascimento como critério para ocupação de postos públicos. Trata-se de substituir ascription por achievement, premiando a capacidade individual e não o berço na configuração da hierarquia social. A ironia é que vantagens adscritivas foram capazes de adaptar-se às novas regras impostas pela individualização das sociedades modernas, reconvertendo capital econômico e social familiar, em capital escolar (Bourdieu, 1989, Boltanski, 1982). Investindo, desde o ensino fundamental, na formação escolar de seus herdeiros, famílias bem providas asseguram sua continuidade no interior das instituições universitárias de maior prestígio e qualidade, que oferecem títulos e diplomas mais valorizados no mercado, reproduzindo hierarquias plutocráticas dissimuladas em capacidade intelectual individual.
A conversão de exames vestibulares em simulacros de mérito individual não deve induzir-nos ao desprezo pela relevância de regras meritocráticas, como condição para o estabelecimento de instituições racionais e impessoais. Trata-se de controlar as distorsões provocadas pela origem social, neutralizando o efeito path-dependent berço=diploma=renda.
John Rawls, o maior expoente do liberalismo político do século XX, ao apresentar sua concepção de justiça como eqüidade, ressalta que as desigualdades sociais e econômicas para serem aceitáveis, devem satisfazer duas condições: estar ligadas a posições abertas a todos, segundo condições de igualdade de oportunidades, e, beneficiar aos membros menos favorecidos da sociedade (Rawls, 1971). Quem quer ser liberal, que ao menos seja coerente, e honre o significado desta consigna.
Meritocracia constitui um sistema distributivo, que confere de modo desigual vagas e títulos universitários, premiando a capacidade, responsabilidade e talento individuais. Para que seja justo, é preciso que esteja baseado em uma efetiva igualdade de oportunidades, julgando apenas o esforço e competência individual, e não o sobrenome (o que, parece óbvio, não constitui mérito próprio). Desta forma, instituir um sistema de cotas é a alternativa eficaz e racional para assegurar um indispensável critério meritocrático, como procedimento para o recrutamento aos bancos universitários.
A probabilidade de um branco ingressar na universidade é, no Brasil, 137 vezes superior a de um negro. O percentual de negros com diploma universitário hoje no Brasil equivale ao dos Estados Unidos dos anos 40, quando leis segregacionistas estaduais impediam negros de frequentar, como alunos, universidades para brancos. Equivale ao percentual de negros com diploma na África do Sul, durante o apartheid (PNUD, 2005). Frente a estes números, questionar se existe racismo ou se a implantação de cotas raciais poderiam introduzir o racismo no Brasil, é um modo de tergiversar sobre o problema. Na ausência de oportunidades e de mobilidade social reais, conflitos raciais estão presentes da pior forma possível, traduzidos nos indicadores de violência e criminalidade, enquando nossa classe média vive seu Baile da Ilha Fiscal, falando em harmonia racial e talento individual.
Políticas afirmativas devem oferecer oportunidades de mobilidade social inter-geracional, projetando as condições para a constituição de uma ampla classe média negra, que incremente uma economia de mercado no Brasil. Trata-se de ir além da hipocrisia de falar em cursos técnicos e profissionalizantes para jovens pobres e negros, como se fosse suficiente oferecer a estes a auspiciosa perspectiva de serem, no futuro, balconistas, garçons ou recepcionistas. Teremos harmonia racial quando for corriqueiro consultar-nos com médicos negros, sermos julgados por magistrados negros, dirigidos por executivos negros e ensinados por professores negros. Mas, talvez, seja isso precisamente que amedronta nossa classe média.


André MarencoPPG Ciência PolíticaUFRGS www.ufrgs.br/cienciapolitica

4 comentários:

marcio guimaraes disse...

O professor Marenco acerta em cheio ao analizar sem paixões, a questão da implantação da necessidade das cotas em nossa sociedade. Com clareza e análise histórica e racional, enfatizando que a solução pelas cotas é justamente para revitalizar a meritocracia como condição para garantir o acesso de todos às mais diversas carreiras públicas (e privadas). Em síntese, gostaria de dizer que isto é da idéia de uma sociedade baseada na igualdade de oportunidades, ou seja, da democracia. E, realmente, as classes alta e média precisam aceitar que igualdade significa aceitar os afro-descententes brasileiros em posições de destaque e nas posições hierárquicas superiores do poder público e não apenas no esporte. Concordo com o cientista político quanto a isto, ao que agrego: por que é exemplo de inclusão social e racial um jogador de futebol negro famoso. Por que não pensar que a verdadeira igualdade estaria em magistrados, doutores (academia), médicos, advogados,engenheiros negros? Ai sim, a sociedade brasileira seria mais plural e democrática.

teste disse...

Quanta imbecilidade.

É para isso que ser serve pós-graduação?

Miguel disse...

belo texto
apenas um comentário: in extremis não se pode dizer que cursos técnicos transformem em garçons ou balconistas ...

a maioria dos técnicos oferecem salários maiores que a grande maioria dos universitários (técnico em química, eletro-eletrônica, radiologia, programação, etc ...) visto que no Brasil um fato curioso ocorre: em função do mercado e da "universização" que parece nortear os interesses dos jovens, cursos técnicos levam a salários maiores e mais vagas.

Anônimo disse...

Parabéns ao professor Marenco pelo texto, que ao meu ver é integro.Embora o mesmo, desperte certa antipatia de alguns acredito que é no minímo democrático, considerando por esta premissa que a democracia é também uma ditadura da maioria sobre a minoria, ou seja, se estastíticas mostram que este é um país negro na sua maioria, nada mais justo, mesmo que isto acabe ferindo o príncipio de isonomia. Parabéns.